Código de conduta e Ética
IDENTIDADE CULTURAL
“Existimos para ajudar na construção de um mundo mais sustentável movidos pelo fruto do rigor técnico e do alto padrão de equipes interdisciplinares que acompanham os minerais desde sua extração nas jazidas brasileiras, até a sua aplicação em projetos arquitetônicos ao redor do mundo. Nos esforçamos diariamente para garantir a perenidade do nosso negócio, gerando resultados consistentes. Respeitamos e valorizamos nossos colaboradores e suas famílias. São eles que fazem tudo acontecer! Prezamos pela ética e transparência nos nossos relacionamentos e nas tratativas de problemas. Somos obstinados e trabalhamos sempre na busca pela qualidade de nossos produtos e serviços. Queremos ser reconhecidos como uma empresa ética e com valores cristãos. Por isso, compreendemos a nossa relevância social, principalmente, com o nosso entorno. Assim, priorizamos a sustentabilidade socioambiental e a aderência aos nossos valores como o nosso jeito de ser GRANISTONE A ROCHA”.
NOSSOS VALORES
- Fé Cristã A Granistone a Rocha, fundamenta-se em valores cristãos, como fé no Senhor Jesus Cristo, amor, honestidade, justiça, lealdade, respeito e solidariedade.
- Ética Adotamos uma postura ética em todas as nossas ações, cumprindo leis, regulamentos e promovendo a justiça em todos os âmbitos.
- Bons Costumes A empresa promove os bons costumes, que são valores e normas de conduta socialmente aceitas e definidos nesse código.
- Respeito ao Próximo Valorizamos o respeito ao próximo, rejeitando comportamentos contrário ao aceitável.
- União e Confiabilidade Promovemos o trabalho em equipe e a união entre colaboradores.
- Atitude, Garra e Proatividade Valorizamos quem incentiva, tem proatividade e busca pelo sucesso na empresa.
- Liberalismo Econômico Acreditamos na livre concorrência, na propriedade privada e na liberdade de mercado, rejeitando o intervencionismo estatal.
PRINCÍPIOS ÉTICOS
- Conflitos de Interesses: Evitar situações conflituosas entre seus interesses pessoais e os da empresa. Isto inclui situações em que as relações pessoais e seus interesses financeiros ou atividades externas possam influenciar sua conduta profissional e/ou em suas tomadas de decisão.
- Valores Norteadores da Empresa: Fomentar um ambiente de trabalho incorporando nossos valores cristãos, tratando uns aos outros com ética, educação, respeito, compaixão e compreensão. Não compactuamos com:
- Bullying ou intimidação: O bullying é uma forma de assédio, portanto, não tolerado pela Granistone. É uma série de comportamentos impróprios que ocorrem de maneira repetitiva em relação a um ou mais colaboradores, podendo acarretar riscos à saúde, segurança e clima organizacional. Atos contínuos e intencionais de violência física, verbal ou virtual, que têm como objetivo desmoralizar, ofender e/ou isolar uma pessoa.
- Assédio Sexual: O assédio sexual é o constrangimento ou ato com conotação sexual no ambiente de trabalho em que, como regra, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja, contra a vontade da outra parte. O assédio pode ser cometido por pessoas de qualquer nível hierárquico, desde que haja constrangimento sexual e que não seja consentido pela vítima. Não é necessário que haja repetição na conduta para que seja ela considerada assédio sexual, basta um único ato, que pode ser contato físico, verbal, gestual, explícito ou sutil. São considerados assédio sexual também os atos cometidos fora do local de trabalho, incluindo o meio digital. Portanto, é um crime tipificado em muitos países onde temos operações e o funcionário denunciado por uma conduta dessa natureza, além das sanções internas da empresa, como demissão com justa causa, poderá também responder criminalmente de acordo com a legislação vigente, com possibilidade, inclusive, de pena de detenção.
- Violência: É toda e qualquer prática dolosa, no ambiente de trabalho, por parte de um colaborador ou grupo de colaboradores contra outros, que tenha como objetivo o dano físico. A Granistone proíbe qualquer forma de violência.
- Trabalho forçado e tráfico humano: A Granistone adere a todas as leis e regulamentos trabalhistas aplicáveis e não se envolve em trabalho escravo. Nossa abordagem em relação ao tráfico humano é direta: não toleramos essa conduta. Comprometemo-nos a prevenir o tráfico humano em todas as etapas de nossas operações e cadeias de fornecimento.
- Bullying ou intimidação: O bullying é uma forma de assédio, portanto, não tolerado pela Granistone. É uma série de comportamentos impróprios que ocorrem de maneira repetitiva em relação a um ou mais colaboradores, podendo acarretar riscos à saúde, segurança e clima organizacional. Atos contínuos e intencionais de violência física, verbal ou virtual, que têm como objetivo desmoralizar, ofender e/ou isolar uma pessoa.
- Confidencialidade: Manter confidencialidade de todas as informações da empresa, incluindo segredos comerciais, informações de clientes, dados proprietários e dados sensíveis. Estas informações não devem ser divulgadas a nenhuma pessoa não autorizada e o infrator estará sujeito as penas previstas em Lei n° 13.709 de 14 de agosto de 2018.
- Tratamento Justo com Clientes e Fornecedores: Tratar ambos de maneira justa e honesta, rejeitando práticas comerciais desleais, como suborno, corrupção e comportamentos inadequados.
- Uso de Bens da Empresa: Utilizar os bens e os recursos de acordo com a política da empresa. Isto inclui veículos, equipamentos de Marketing, de informática, como hardwares e softwares, bem como outros ativos da mesma.
- Meio Ambiente: Estamos firmemente comprometidos em reduzir o impacto ambiental de nossas operações, adotando práticas e métodos sustentáveis que sejam socialmente responsáveis e financeiramente viáveis. Além disso, buscamos contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da sociedade por meio de investimentos sociais e ações que promovam o bem-estar comunitário.
- Doações e Patrocínios: Reconhecemos nossa responsabilidade social e estamos comprometidos em apoiar causas e instituições que estejam alinhadas com nossos valores. No entanto, é estritamente proibido aceitar, oferecer ou conceder qualquer doação ou patrocínio que possa resultar em vantagem indevida ou conflito de interesses. Todas as doações e/ou patrocínios devem seguir rigorosamente os procedimentos internos estabelecidos, exceto brindes de baixo valor.
- Proteção da imagem da empresa: É terminantemente proibido o uso não autorizado do nome, imagem, logomarcas, marcas registradas e redes sociais. Todos os recursos e ferramentas, incluindo o e-mail corporativo da Granistone, são designados como meios de trabalho e, portanto, não poderão ser utilizados para o uso pessoal e estão sujeitos a monitoramento.
- É vedado a utilização do uniforme em lugares impróprios.
POSTURA PROFISSIONAL
- Agir com integridade e honestidade, de acordo com valores cristãos.
- Tratar colegas com respeito, compaixão e compreensão, independentemente das diferenças individuais, evitar palavras de baixo calão e conversas de caráter pessoal, sexual, fofocas e conversas paralelas em relação à empresa em qualquer local.
- Ser justo e objetivo em todas as decisões.
- Cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis.
- Evitar conflitos de interesses.
- Manter confidencialidade das informações da empresa.
- Usar bens e recursos da empresa de forma responsável e ética.
- Reportar suspeitas de violações deste código ao supervisor e/ou demais canais ofertados.
- Proibido trabalhar sob o feito de álcool e drogas ilícitas.
- Não é permitido atividades políticas partidárias.
- É proibida a comercialização dentro do ambiente de trabalho.
- Proibido a realização de atividades paralelas no ambiente de trabalho.
- Competitividade com base na concorrência leal.
- Não são permitidas o uso de bermudas, saia curtas, decotes, transparências, roupas justas, cropped, que comprometa a imagem do profissional junto à empresa.
- Os funcionários devem expressar-se nas redes sociais de maneira consistente com os valores e princípios da empresa, promovendo uma imagem positiva e profissional, devem evitar compartilhar ou publicar conteúdo que possa ser considerado ofensivo, discriminatório, difamatório, obsceno, vulgar ou que viole os direitos autorais.
- Respeitar a privacidade dos colegas, ter bom senso, evitar perguntas pessoais, não compartilhar informações confidenciais ou acessar dados pessoais dos colegas sem permissão explícita.
- Os colaboradores devem demonstrar compromisso em relação à segurança no trabalho. Relatar situações de insegurança que tenham identificado para a Área de Segurança do Trabalho é um exemplo desse compromisso.
Líderes devem tratar as preocupações de segurança seriamente, buscando a resolução dos problemas com adequado senso de prioridade. - A pontualidade e a disciplina são importantes para a Granistone, por isso, devem ser respeitadas no registro eletrônico de ponto, em reuniões, utilização de salas, treinamentos externos, visita a clientes e na conclusão de tarefas.
Agir assim é sinal de comprometimento profissional com toda a organização. - Como em qualquer processo admissional, a contratação de parentes pode trazer tanto benefícios como situações de conflito.
Por isso, faz-se necessário o atendimento dos seguintes critérios:- Qualquer contratação de profissional, que tenha algum grau de parentesco obedecerá aos critérios técnicos de admissão, passando por processo seletivo equitativo aos demais candidatos.
- O colaborador da empresa pode indicar parentes para vagas abertas ao mercado, mas deve informar ao Recursos Humanos a condição de parentesco existente.
MEDIDAS DISCIPLINARES
No caso de violação deste Código, de outras normas da Granistone ou da legislação por parte dos colaboradores, serão aplicadas medidas disciplinares que podem variar desde advertências até demissões por justa causa, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais, quando aplicáveis conforme a legislação vigente. Para violações deste Código, de outras normas da Granistone ou da legislação por parte de terceiros, serão aplicadas as penalidades cabíveis, de acordo com as disposições legais.
RECURSOS CANAL DE ÉTICA
Se tiver dúvidas sobre este Código, ou se a conduta de um colaborador no local de trabalho for motivo de preocupação, fale primeiramente com seu gerente ou coordenador. Se, por algum motivo, não se sentir à vontade para agir dessa forma, entre em contato através de outros meios da Granistone: https://canal.ouvidordigital.com.br/granistone
CONCLUSÃO
Este manual é um documento dinâmico, atualizado periodicamente para refletir mudanças em leis, regulamentos e práticas comerciais. Instamos todos os stakeholders a familiarizarem-se com o manual, defendendo nossos valores e princípios éticos. Juntos, podemos criar um ambiente de trabalho ético, respeitoso e bem-sucedido, seguindo as melhores práticas recomendadas pelo Código de Melhores práticas de Governança Corporativa (IBGC), pela Society for Human Resource Management (SHRM) e pela Ethics and Compliance Initiative (ECI).